Saturday, October 07, 2006

Cientistas vão analisar genes de 8 grandes doenças

Pesquisadores britânicos vão analisar quase 20 mil amostras de DNA numa busca para encontrar os sinais genéticos de oito grandes doenças. Vinte e quatro geneticistas vão participar no projecto de 9 milhões de libras que será financiado pela empresa farmacêutica Wellcome, a Wellcome Trust. Os cientistas vão analisar o material em busca de sinais genéticos que indiquem propensão ou vulnerabilidade à tuberculose, diabetes dos tipos 1 e 2, artrite, doença de Crohn, colite ulcerativa, desordem bipolar e hipertensão. Espera-se que o projecto leve a um melhor entendimento de quem corre risco de contrair uma das doenças, além de contribuir no desenvolvimento de tratamentos. Os pesquisadores da Wellcome Trust Case Control Consortium (WTCCC) vão analisar 2 mil amostras de DNA de pacientes da cada uma dessas doenças, que serão comparadas a amostras de 3 mil pessoas saudáveis para identificar as diferenças genéticas entre eles. O projecto vai examinar 675 mil pontos onde variações chave ocorrem. O professor Peter Donnelly, do Departamento de Estatísticas da Universidade de Oxford – um dos centros onde será realizado o estudo – explicou que "para tratar uma doença de forma efectiva, precisamos entendê-la".

5 Comments:

At 9:21 PM, Blogger Tiago Teixeira said...

Bom post Ju. Acho e que ainda vai demorar muito tempo e vai dar uma trabalheira. Mas se e aquilo que eles gostam de fazer..

 
At 5:36 PM, Blogger Valter Fernandes said...

analisar 5000 mil amostras de DNA?? vão facar a sonhar com isso durante meses!!! mas s contribuir para curar doenças vale a pena.
è incrivel que há uns tempos atras seria impensavel analisar variações de DNA pk levaria séculos!!! o progresso sientifico é realmente fantastico.

 
At 5:37 PM, Blogger Valter Fernandes said...

lool e ficar e n "facar"!

 
At 1:59 PM, Blogger Unknown said...

.com.broi eu estou fazendo um trabalho pr a escola ,pois eu estou fazendo tecn de enfermagem,e gostei muito da pesquisa

 
At 1:59 PM, Blogger Unknown said...

oi eu estou fazendo um trabalho pr a escola ,pois eu estou fazendo tecn de enfermagem,e gostei muito da pesquisa

 

Post a Comment

<< Home