Accacia dealbata (mimosa)
Accacia dealbata:
Esta espécie provem da Acácia, uma árvore também conhecida por mimosa, que aparece um pouco por todo o lado apresentando umas pequenas flores amarelas. Existem muitas outras espécies de Acácia, também elas significativas.
Identificação:
- Espécie: Accacia dealbata
- Género: Accacia
- Família: Fabacae
- Ordem: Fabales
- Classe: Magnoliopsida
- Filo: Magnoliophyte
- Reino: Plantae
Origem geográfica:
A espécie Acácia é originária da Tasmânia, Austrália.
Forma de introdução em Portugal:
Esta espécie foi introduzida em Portugal, pelos Serviços Florestais, cerca do século XIX, nas Zonas do Litoral Português e em Parques Naturais.
Impacto no ambiente:
Neste momento é considerada uma praga, pois está bastante generalizada por todo o nosso país. Nas zonas próximas do mar, ela foi introduzida com o objectivo de consolidar e estabilizar dunas, e nos Parques Naturais a causa de introdução foi ser sebe de protecção das culturas. E estas causas de introdução devem ser as únicas vantagens de se inserir este tipo de espécies num certo meio, já que a sua expansão causa a perda de diversidade florística dos ecossistemas e é responsável pela monotonia estrutural destes, o que faz com que se reduza a riqueza natural e se origine um desequilíbrio ecológico acentuado. É ainda de salientar que, a infestação de acácias é maior junto às estradas, caminhos e terrenos de culturas, e em zonas que foram anteriormente atingidas pelo fogo, de tal modo que não seja estranho vê-las por toda a parte.
Medidas de combate:
Quanto aos meios de luta para combater esta espécie, podem ser o corte das árvores ou o uso de fitocidas, no entanto, e apesar destes meios já terem sido testados, a melhor hipótese parece ser evitar a sua plantação. Contudo, não deixa de ser uma medida um pouco utópica, já que a espécie se autopropaga em larga escala e "não olha" a meios para se expandir.
Fonte:
0 Comments:
Post a Comment
<< Home